Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região

Projeto “Terras Altas de Portugal”/COMPETE - SIAC

 

terras_altas

Beneficiários envolvidos: NERVIR - Associação Empresarial da Região de Vila Real, NERBA - Associação Empresarial da Região de Bragança, NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa.

O projeto 'Terras Altas de Portugal' insere-se no domínio da Internacionalização, Conhecimento e Acesso a Mercados e Valorização da Oferta Nacional, do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, teve por objetivo projetar a nível internacional os produtos típicos das regiões interiores norte e centro de Portugal através de uma estratégia conjunta para a internacionalização das empresas, projetando e ajudando a identificar oportunidades de negócio e contribuindo para a construção de uma notoriedade internacional das " Terras Altas de Portugal". A estratégia conjunta consistiu na criação de uma marca chapéu 'Terras Altas de Portugal', que agregou um conjunto de produtos característicos de cada região abrangida, e pela criação de um conjunto de canais e suportes de comunicação da marca, criação de uma rede de contatos e ações promocionais dirigidas aos mercados-alvo selecionados: Luxemburgo, Canadá e Moçambique.
Este projeto, teve como objetivos principais, os seguintes:
a) Promoção da melhoria de competitividade de uma região do interior;
b) Promover a cooperação entre empresas e a definição de uma estratégia comum;
c) Definir mercados alvo e identificar os canais de distribuição, unindo os empresários num esforço conjunto de promoção da internacionalização
d) Fortalecer a imagem da Região projetando além fronteiras a marca "Terras Altas de Portugal".
Atividades Principais:
1º - Agregação, Tipificação e Diferenciação dos Produtos Típicos através da Marca Chapéu "Terras Altas de Portugal" e o Levantamento das principais dificuldades na colocação de Produtos Típicos de Regiões baixa Densidade em Mercados Internacionais
2º - Criação do conceito e valores associados à Marca Chapéu "TERRAS ALTAS de PORTUGAL"
3º - Portal de Partilha e Negócios da iniciativa "TERRAS ALTAS de PORTUGAL"
4º - Criação do Conceito HIGH BOX dos produtos Típicos Regionais
5º - Ações de promoção e projeção da Marca Chapéu "TERRAS ALTAS de PORTUGAL" a nível Nacional
6º - Criação de uma estrutura de apoio na Internacionalização para as Regiões de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco
7º - Visita às "Terras Altas de Portugal" das Principais Figuras de Renome a nível Europeu na Área dos Produtos Típicos Regionais
8º - Levantamento dos principais canais de distribuição nos Mercados do Luxemburgo, Moçambique e Canadá
9º - Ações de Divulgação dos Produtos, das Regiões e Marca Chapéu em eventos nos Mercados Alvo
10º - Criação e Animação de uma Rede no Luxemburgo, Moçambique e Canadá para escoamento de Produtos Típicos das Regiões de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo
11º - Formalização com Convite aos Parceiros Internacionais de uma Rede no Luxemburgo, Moçambique e Canadá para escoamento de Produtos Típicos das Regiões

apoios_terras_altas