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Ao serviço dos Empresários da Região
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Projeto “MOVE PME – Modernizar, Optimizar, Valorizar Empresas” – II Edição/POPH

move_pme.jpgA AEBB, na qualidade de entidade beneficiária, iniciou em setembro de 2012 a II Edição do Projeto MOVE - Modernizar, Optimizar, Valorizar Empresas, constituída por dois subprojectos (um destinado a Micro e outro a PME), enquadrado na Tipologia 3.1.1 - Programa de Formação-Ação para PME, financiado a 100% pelo POPH. O subprojecto destinado a micro empresas terminou a 28 de dezembro de 2013, tendo o subprojecto destinado a PME sido concluído em de Maio de 2014, prorrogação aprovada em pedido de alteração apresentado junto do Organismo Intermédio AIP-CCI por forma a serem concluídas todas as ações de formação no domínio de intervenção do Projeto que se encontravam a decorrer nas empresas.

Baseada num modelo de intervenção sob a forma de formação-Acão individualizada, este projeto teve como objetivo conduzir e apoiar as micro, pequenas e médias empresas a atingirem padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo para o efeito a metodologias ativas de formação teórica e consultoria, concorrentes para a mesma finalidade, visando a promoção de intervenções concertadas e integradas, que atuem, simultaneamente sobre a melhoria de processos de gestão das empresas, sobre o reforço das qualificações dos seus empresários, quadros e trabalhadores.

Empresas Participantes
Agrupadas por subprojectos/área de intervenção numa média de 13 empresas, este projeto apoia 65 empresas beneficiárias, 39 micro e 26 PME, distribuídas pelas seguintes áreas:

Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho ou Segurança Alimentar (QAS), com o objetivo de conceber, implementar e monitorizar nas micro e PME, Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), do Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001) ou Sistemas de Segurança Alimentar (ISO 22000);
Gestão Estratégica e/ou Operacional (GES), com o objetivo de dotar os colaboradores chave de conhecimentos e competências nos domínios da gestão estratégica e operacional. Apoiar as empresas a determinarem o seu posicionamento atual e futuro, e a lidarem com a envolvente de uma forma pró-ativa, antecipando os impactos das mutações externas (globalização dos mercados, alterações legais, tecnológicas e demográficas) na sua organização, definindo prioridades de atuação e planos de ação face aos recursos detidos.

Os principais trabalhos desenvolvidos nas empresas participantes foram:

•    Implementação de Sistemas de:

•    Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008)
•    Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:2012)
•    Gestão da Segurança Alimentar (NP EN ISO 22000:2005)

•    Certificação em IDI pela norma NP EN ISO 4457
•    Gestão de Clientes
•    Estratégias comerciais e de marketing
•    Sistema de Gestão Florestal Sustentável
•    Análise de custos de produção
•    Estratégias de pricing
•    Questionário de satisfação de clientes
•    Reformulação dos elementos de imagem e comunicação
•    Definição de conteúdos institucionais, missão, visão e políticas
•    Implementação de uma política e sistema de SST
•    Planos de Formação
•    Processos de controlo, gestão e planeamento da produção / stocks

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