A AEBB, na qualidade de entidade beneficiária,
iniciou em setembro de 2012 a II Edição do Projeto MOVE -
Modernizar, Optimizar, Valorizar Empresas, constituída por dois
subprojectos (um destinado a Micro e outro a PME), enquadrado na
Tipologia 3.1.1 - Programa de Formação-Ação para PME, financiado a
100% pelo POPH. O subprojecto destinado a micro empresas terminou a
28 de dezembro de 2013, tendo o subprojecto destinado a PME sido
concluído em de Maio de 2014, prorrogação aprovada em pedido de
alteração apresentado junto do Organismo Intermédio AIP-CCI por
forma a serem concluídas todas as ações de formação no domínio de
intervenção do Projeto que se encontravam a decorrer nas
empresas.
Baseada num modelo de intervenção sob a forma de formação-Acão
individualizada, este projeto teve como objetivo conduzir e apoiar
as micro, pequenas e médias empresas a atingirem padrões de
desempenho mais competitivos, recorrendo para o efeito a
metodologias ativas de formação teórica e consultoria, concorrentes
para a mesma finalidade, visando a promoção de intervenções
concertadas e integradas, que atuem, simultaneamente sobre a
melhoria de processos de gestão das empresas, sobre o reforço das
qualificações dos seus empresários, quadros e trabalhadores.
Empresas Participantes
Agrupadas por subprojectos/área de intervenção numa média de 13
empresas, este projeto apoia 65 empresas beneficiárias, 39 micro e
26 PME, distribuídas pelas seguintes áreas:
Qualidade, Ambiente,
Segurança e Saúde no Trabalho ou Segurança Alimentar
(QAS), com o objetivo de conceber, implementar e
monitorizar nas micro e PME, Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO
9001), do Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho
(OHSAS 18001) ou Sistemas de Segurança Alimentar (ISO 22000);
Gestão Estratégica e/ou Operacional (GES), com o
objetivo de dotar os colaboradores chave de conhecimentos e
competências nos domínios da gestão estratégica e operacional.
Apoiar as empresas a determinarem o seu posicionamento atual e
futuro, e a lidarem com a envolvente de uma forma pró-ativa,
antecipando os impactos das mutações externas (globalização dos
mercados, alterações legais, tecnológicas e demográficas) na sua
organização, definindo prioridades de atuação e planos de ação face
aos recursos detidos.
Os principais trabalhos
desenvolvidos nas empresas participantes foram:
•
Implementação de Sistemas de:
•
Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008)
• Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:2012)
• Gestão da Segurança Alimentar (NP EN ISO
22000:2005)
•
Certificação em IDI pela norma NP EN ISO 4457
• Gestão de Clientes
• Estratégias comerciais e de marketing
• Sistema de Gestão Florestal Sustentável
• Análise de custos de produção
• Estratégias de pricing
• Questionário de satisfação de clientes
• Reformulação dos elementos de imagem e
comunicação
• Definição de conteúdos institucionais, missão,
visão e políticas
• Implementação de uma política e sistema de
SST
• Planos de Formação
• Processos de controlo, gestão e planeamento da
produção / stocks
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