Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região

Enterprise Europe Network

Enterprise Europe Network

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços
de informação e aconselhamento às empresas na Europa.
Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial
no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio
à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio,
de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados. Dispõe de
cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
Integrada no COSME - Programa Europeu para a competitividade das empresas e das PME, anteriormente integrada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia, é sucessora das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal, a rede é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, entre elas a AIP - Associação Industrial Portuguesa e o CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e é liderada pelo IAPMEI.

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas. No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

Serviços disponíveis
Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele.

Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.

Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

Incentivo à cooperação na Europa
Divulgação de oportunidades de negócio e apoio no encontro de potenciais parcerias: comerciais, produção, transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.

Vantagens para as empresas
Com este novo serviço, as empresas dispõem de:
- acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
- maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
- apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
- aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
- comunicação direta com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais ativamente na formatação das políticas europeias a seu favor.

Subscreva a newsletter da Enterprise Europe Network - clique aqui

Resina
Outras atividades e serviços
BE-2017-345
Multinacional belga ativa em bens de consumo procura uma substituição de resina ou de enchimento de baixo custo, económica e comercial, que possa ser adicionada à resina como mistura para alcançar reduções de custo na parte de moldagem. A empresa procura parceiros industriais ou centros de investigação. A empresa pretende estabelecer acordo de licença ou acordo técnico.
Ver mais...

-------------------------------------------------

Flores de tubérculos secas e recipientes de estanho
Outras atividades e serviços
UK-2017-346
Empresa do Reino Unido, com uma pequena gama de produtos de beleza naturais, orgânicos e vegans feitos à mão, adequados para pele e cabelo, procura fornecedores e produtores de flores de tubérculos secas e de recipientes de estanho para cosméticos de qualidade premium. A empresa pretende estabelecer acordo de serviço de distribuição.
Ver mais...

-------------------------------------------------

Nutracêutico baseado em pó liofilizado da cereja
Alimentação
ES-2017-347
Empresa espanhola especializada na comercialização de cosméticos e alimentos funcionais está focada na exploração das propriedades da cereja sob a denominação de origem "Cereja do Valle del Jert";. A empresa está interessada na produção de um novo nutracêutico baseado em pó liofilizado da cereja. A empresa procura uma empresa portuguesa ou francesa especializada em liofilização de frutas capaz de entregar pacotes individuais de cereais congelados em pó através de acordo de serviços.
Ver mais...

---------------------------------------------------

Camisolas e casacos técnicos
Vestuário
NL-2017-348
Empresa holandesa procura parceiros para produção de vestuário pronto a vestir (camisolas e casacos técnicos). O objetivo é oferecer aos seus clientes a oportunidade de encomendar quantidades muito pequenas (feitas sob encomenda, começando em 10pcs para 500pcs). A empresa pretende estabelecer acordo de produção.
Ver mais...

---------------------------------------------------

Calças, t-shirts, calções, tops
Vestuário
NL-2017-349
Empresa holandesa com uma coleção de roupa recém-desenvolvida para mulheres jovens procura parceiro para produção de 1000 peças de calças compridas, t-shirts, calças curtas, tops e outros. A empresa pretende estabelecer acordo de produção.
Ver mais...

--------------------------------------------------

Materiais compósitos
Automóvel
PL-2017-350
Empresa polaca especializada no desenvolvimento e fabricação de diversos produtos feitos de materiais compósitos, particularmente para a indústria automóvel, procura fornecedores de materiais compósitos terminados e semi-acabados que lhes permitirão estabilizar a produção e desenvolver novos produtos. Atualmente, a empresa usa compósitos com núcleo de cortiça e fibras de carbono, aramida ou vidro como reforço, mas também está aberta a outros materiais. A empresa pretende estabelecer cooperação no âmbito de acordo de fabricação.
Ver mais...

---------------------------------------------------

Formas de dosagem sólidas
Saúde
QA-2017-351
Produtor farmacêutico do Qatar de cremes, pomadas e formas líquidas orais procura parceiro que domine o desenvolvimento e fabricação de formas de dosagem sólidas. A empresa pretende estabelecer acordo comercial com assistência técnica, acordo de fabricação e / ou acordo de cooperação técnica.
Ver mais...

---------------------------------------------------

Sistemas e displays para publicidade
Equipamento eletrónico
RO-2017-352
Agencia de publicidade romena procura produtores ou distribuidores de sistemas e displays externos como scrollers, displays LCD e LED para uso em publicidade em painéis. A empresa pretende estabelecer acordo de produção ou distribuição.
Ver mais...