Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região

Enterprise Europe Network

Enterprise Europe Network

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços
de informação e aconselhamento às empresas na Europa.
Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial
no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio
à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio,
de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados. Dispõe de
cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
Integrada no COSME - Programa Europeu para a competitividade das empresas e das PME, anteriormente integrada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia, é sucessora das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal, a rede é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, entre elas a AIP - Associação Industrial Portuguesa e o CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e é liderada pelo IAPMEI.

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas. No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

Serviços disponíveis
Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele.

Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.

Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

Incentivo à cooperação na Europa
Divulgação de oportunidades de negócio e apoio no encontro de potenciais parcerias: comerciais, produção, transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.

Vantagens para as empresas
Com este novo serviço, as empresas dispõem de:
- acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
- maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
- apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
- aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
- comunicação direta com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais ativamente na formatação das políticas europeias a seu favor.

Subscreva a newsletter da Enterprise Europe Network - clique aqui

Equipamentos para apoiar mulheres em trabalho de parto
Saúde
DE-2019-008
Fabricante alemão especializado na produção de equipamentos para apoiar mulheres em trabalho de parto para maternidades, tem um profundo conhecimento do mercado alemão. A empresa pretende ampliar o seu portfólio e procura parceiros internacionais, potenciais fabricantes de equipamentos para unidades de entrega e de mão-de-obra, interessados em estabelecer contratos de serviços de distribuição.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------

Fabricante de sistemas de gestão
Informática
BG-2019-009
Empresa búlgara especializada em design, instalação e manutenção de aparelhos e sistemas para edifícios inteligentes, bem como comercialização e distribuição de dispositivos domésticos inteligentes, procura fabricante de sistemas de gestão hospitalar para oferecer os seus produtos nos mercados búlgaros e vizinhos. A empresa pretende estabelecer acordo de distribuição.
Ver mais...

---------------------------------------------------------------------

Árvores frutíferas decíduas e pequenas bagas
Agricultura
CN-2019-010
Instituição chinesa de pesquisa agrícola especializada no cultivo e gestão de árvores frutíferas decíduas e pequenas bagas na China, pretende estabelecer uma cooperação internacional em larga escala com parceiros europeus. A empresa procura a utilização de germoplasma, melhoria de vegetais e tecnologia de melhoria de porta-enxertos de macieira do mercado europeu. A empresa pretende estabelecer acordo de cooperação técnica.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------


Sensores de monitorização de processos químicos
Investigação e desenvolvimento
NL-2019-011
Empresa holandesa, grande produtora de especialidades químicas, fornece ingredientes essenciais em todo o mundo. Para melhorar a sua produtividade, a empresa precisa de um entendimento completo dos processos. Para isso, procura sensores inovadores que monitorizem continuamente a química em cada processo, bem como o comportamento do equipamento da fábrica. A empresa procura outras empresas ou universidades para fomentar e co-desenvolver novas tecnologias através de investigação ou acordo de cooperação técnica.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------------

Surfactantes 100% biológicos e de zero risco
Investigação e desenvolvimento
NL-2019-012
Fornecedor holandês de surfactantes especiais tem como objetivo fornecer surfactantes de base biológica sustentável. A empresa procura parceiros para desenvolver surfactantes 100% biológicos e de zero risco. O desafio está em reunir bio-base, baixa toxicidade, alto desempenho e baixo custo para tornar as soluções acessíveis para todos os principais mercados. A empresa pretende estabelecer acordo de cooperação de pesquisa ou de cooperação técnica. Esta solicitação de tecnologia é parte de um desafio de inovação aberta.
Ver mais...

---------------------------------------------------------------------

Materiais elétricos, equipamentos e soluções de iluminação
Eletricidade
RO-2019-013
Empresa romena especializada na distribuição de materiais e equipamentos para instalações elétricas, tem gama de produtos que inclui distribuição de energia elétrica de baixa, média e alta tensão. A PME procura estabelecer parcerias de longo prazo com produtores ou distribuidores de materiais elétricos, equipamentos e soluções de iluminação. A empresa pretende estabelecer acordo de cooperação ao abrigo de contratos de serviços de fabrico ou distribuição.
Ver mais...

------------------------------------------------------------------------

Fornecedores de sucata eletrônica
Reciclagem
RO-2019-014
Empresa romena é líder em reciclagem de sucata eletrónica, com sede na Região Noroeste da Roménia. A empresa adquire sucata de computador misto, sucata de placas-mãe, sucata de placas de telemóveis, sucata de PC, para posterior triagem e reciclagem. A empresa procura fornecedores de sucata eletrónica sob um contrato de serviços.
Ver mais...

-----------------------------------------------------------------------

Massa de pimentão
Alimentação
JP-2019-015
Importador de comida Japonesa procura a tradicional "massa de pimentão" portuguesa de alta qualidade. Pretende estabelecer cooperação com parceiro que esteja interessado/possa exportar para o Japão.
Ver mais...