Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região

Enterprise Europe Network

Enterprise Europe Network

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços
de informação e aconselhamento às empresas na Europa.
Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial
no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio
à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio,
de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados. Dispõe de
cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
Integrada no COSME - Programa Europeu para a competitividade das empresas e das PME, anteriormente integrada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia, é sucessora das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal, a rede é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, entre elas a AIP - Associação Industrial Portuguesa e o CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e é liderada pelo IAPMEI.

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas. No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

Serviços disponíveis
Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele.

Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.

Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

Incentivo à cooperação na Europa
Divulgação de oportunidades de negócio e apoio no encontro de potenciais parcerias: comerciais, produção, transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.

Vantagens para as empresas
Com este novo serviço, as empresas dispõem de:
- acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
- maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
- apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
- aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
- comunicação direta com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais ativamente na formatação das políticas europeias a seu favor.

Subscreva a newsletter da Enterprise Europe Network - clique aqui

Camisa com fecho/botão oculto
Têxteis
UK-2018-324
PME do sul do Reino Unido projetou uma camisa com fechos ocultos/escondidos, para facilitar a amamentação. A empresa procura produtor de tops/camisolas que tenham zip/botão oculto de cada lado. A empresa pretende estabelecer acordo de outsourcing. O parceiro procurado deve ser capaz de fornecer as peças num prazo de 4 a 6 semanas.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------------------

Roupa de algodão, lã, couro e caxemira
Têxteis
UK-2018-325
Start-up britânica desenvolveu linha de vestuário inovadora. A empresa procura produtores capazes de produzir as seguintes peças: casaco para chuva (100% algodão com revestimento impermeabilizante), casaco de lã, casaco de couro de cordeiro e casaco de caxemira. A empresa pretende estabelecer acordo de produção.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------------------

Kits de testes médicos
Saúde
UK-2018-326
Empresa britânica especializada no fornecimento de equipamentos de diagnóstico médico para países terceiros, procura parceiros que pretendam fornecer kits de testes médicos de forma a complementar a sua oferta existente. A empresa oferece os seus serviços de distribuição.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------------------

Reciclagem de fraldas usadas
Reciclagem
CZ-2018-327
Empresa checa especializada em serviços de importação e distribuição de materiais e dispositivos médicos, incluindo sistemas de eliminação de fraldas, procura novos métodos de reciclagem de fraldas usadas. A empresa pretende estabelecer acordo comercial com assistência técnica.
Ver mais...

---------------------------------------------------------------------------------

Garrafas e frascos de vidro
Vidro
GR-2018-328
Empresa familiar grega, especializada na produção artesanal de geleias, sumos e doce de fruta em calda, procura produtores de garrafas de vidro (500 ml e 1 lt) e frascos de vidro (300 gr e 400 gr). A empresa pretende estabelecer acordo de produção.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------------------------

Tecnologia para monitorização de localização e tempo de transporte
Investigação e Desenvolvimento
NL-2018-329
Empresa multinacional na área da navegação, com sede na Holanda pretende informar os seus clientes sobre a localização e tempo estimado de chegada dos seus contentores. A empresa está a desenvolver novas abordagens para localizar os contentores, antes e depois do transporte marítimo. A empresa pretende criar um projeto-piloto, procurando tecnologias para o efeito. Deadline para expressão de interesse: 23 de novembro
Ver mais...

-------------------------------------------------------------------------------

Tecnologia de moldagem em PET reciclado
Plástico
LT-2018-330
PME lituana, especializada na produção de sacos para compras a partir de materiais feitos de plástico bruto, procura tecnologia de moldagem ultrassónica que permita combinar costuras num material não tecido, feito de PET reciclado. A empresa pretende estabelecer acordo comercial com assistência técnica.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------------------------

Produtos alimentares e FMCG
Comércio
UA-2018-331
Empresa ucraniana procura produtores de produtos alimentares e FMCG (fast moving consumer goods) interessados em entrar no mercado ucraniano. A empresa oferece os seus serviços de distribuição a PME especializadas no sector de FMCG. Empresas intermediárias não serão consideradas.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------------------------

Módulo óptico
Equipamento ótico
DE-2018-332
Empresa alemã pretende desenvolver um refletor LED de alta potência para aplicaçõs industriais. A empresa procura parceiro para o desenvolvimento de um módulo óptico que será implementado na nova solução de iluminação LED. A empresa pretende estabelecer acordo de cooperação técnica ou de I&D.
Ver mais...

------------------------------------------------------------------------------

Mala (mala, saco de compras, bolsa de fraldas)
Têxteis
FR-2018-333
Empresa francesa, especializada na produção e comercialização de bolsas e acessórios procura produtores para o desenvolvimento das suas malas (saco 4 em 1 ajustável: mala, saco de compras, bolsa de fraldas), utilizando algodão oeko-tex, nylon reciclado, tencel e zipers YKK. A empresa pretende estabelecer acordo de produção.
Ver mais...

------------------------------------------------------------------------------

Informática - software de contabilidade
Informática
NL-2018-334
Empresa holandesa, especializada no desenvolvimento de software de contabilidade pretende facilitar o registo de recibos de caixa, evitando etapas de impressão e leitura. A empresa procura parceiros capazes de desenvolver um padrão digital para conectar a caixa registadora com o sistema de software de contabilidade. A empresa pretende estabelecer acordo de I&D.
Ver mais...

------------------------------------------------------------------------------

Nano materiais
Biotecnologia
LU-2018-335
Empresa Luxemburguesa procura parceiro capaz de fornecer tecnologia de nanopartículas que possa ser adicionado a tintas, evitando a aderência de organismos em ambiente aquático. A empresa pretende estabelecer acordo de investigação ou cooperação técnica.
Ver mais...

------------------------------------------------------------------------------

Óleo de coco, nozes, sementes e frutas secas
Alimentação
RO-2018-336
Empresa romena é especializada na importação e exportação de matérias-primas e sementes. A empresa procura fornecedores de óleo de coco (refinado, branqueado, desodorizado), nozes, sementes e frutas secas. A empresa oferece os seus serviços de distribuição.
Ver mais...

-----------------------------------------------------------------------------

Embalagem bag-in-box
Plástico
SE-2018-337
Empresa sueca produz limonada orgânica com três sabores diferentes. A empresa procura embalagem "bag-in-box". A empresa procura potencial produtor de forma a estabelecer acordo de produção a longo prazo.
Ver mais...