Newsletter
Mensagem
Ao serviço dos Empresários da Região
Ao serviço dos Empresários da Região

Enterprise Europe Network

Enterprise Europe Network

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços
de informação e aconselhamento às empresas na Europa.
Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial
no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio
à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio,
de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados. Dispõe de
cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
Integrada no COSME - Programa Europeu para a competitividade das empresas e das PME, anteriormente integrada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia, é sucessora das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e dos Innovation Relay Centers, oferecendo, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.

Em Portugal, a rede é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, entre elas a AIP - Associação Industrial Portuguesa e o CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira e é liderada pelo IAPMEI.

O acordo abre caminho ao programa de trabalho a desenvolver por Portugal, aprovado pela Comissão Europeia, que aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas. No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

Serviços disponíveis
Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele.

Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.

Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

Incentivo à cooperação na Europa
Divulgação de oportunidades de negócio e apoio no encontro de potenciais parcerias: comerciais, produção, transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.

Vantagens para as empresas
Com este novo serviço, as empresas dispõem de:
- acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto.
- maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu.
- apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
- aconselhamento na participação em programas financiados pela UE, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado.
- comunicação direta com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem mais ativamente na formatação das políticas europeias a seu favor.

Subscreva a newsletter da Enterprise Europe Network - clique aqui

Dispositivo de tablet
Informática
Uk-2018-268
Designer do Reino Unido de um dispositivo tablet para auxiliar no cuidado de pessoas com problemas de memória ou compreensão procura potenciais parceiros interessados em estabelecer acordo de fabricação.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------

Máquinas e equipamentos
Máquinas e equipamentos
CN-2018-269
Empresa chinesa de equipamentos de engenharia procura tecnologia de pré-projeto de compatibilidade eletromagnética de grandes máquinas de construção. A empresa pretende cooperar com os parceiros através de co-desenvolvimento.
Ver mais...

--------------------------------------------------------------

Tecnologia de resfriamento evaporativo
Investigação e desenvolvimento
CN-2018-270
Empresa chinesa que fornece tecnologias na área de equipamentos eletromagnéticos procura tecnologia de resfriamento evaporativo para resfriar misturadores eletromagnéticos. A empresa pretende estabelecer acordos de cooperação técnica e de I&D.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------

Análise de dados do genoma
Investigação e desenvolvimento
IL-2018-271
Empresa israelita que se dedica à análise de dados do genoma, a fim de encontrar novos medicamentos e novos usos para medicamentos existentes, procura estabelecer um acordo de cooperação de empreendimento conjunto / tecnológico.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------

Telemática e OEM
Equipamento eletrónico
IL-2018-272
Empresa israelita desenvolve e produz soluções modulares para o sector automóvel. A empresa procura fornecedores de serviços de telemática (integradores de sistemas na indústria automóvel) e fornecedores e produtores de equipamentos OEM. A empresa pretende estabelecer acordo de serviços e produção.
Ver mais...

-------------------------------------------------------------

Moldagem por injeção
Plástico
PL-2018-273
Empresa polaca, especializada na produção de peças plásticas moldadas por injeção, pretende estabelecer acordos de produção e subcontratação.
Ver mais...

---------------------------------------------------------------

Software de comércio eletrônico
Investigação e desenvolvimento
PL-2018-274
Empresa polaca de software de comércio eletrónico procura lojas on-line que usem a plataforma Shopify e que estejam interessadas em testar novas aplicações. A empresa pretende estabelecer acordo de cooperação com base em I&D.
Ver mais...

----------------------------------------------------------------

Têxtil
Têxtil
RO-2018-275
Empresa romena, especializada na indústria têxtil, produz roupas a partir de matérias-primas fornecidas pelos seus clientes. A empresa pretende estabelecer acordos de produção.
Ver mais...